Sportwsc: Chance rubro-negra

terça-feira, agosto 21, 2012

Chance rubro-negra


Dois anos mais velho e com sérias lesões na bagagem, Adriano está mesmo retornando ao Flamengo depois de seu apogeu em 2009 e do Império do Amor em 2010. Apesar de clinicamente curado e de contar com o aval do excelente médico José Luiz Runco, o Imperador volta ao rubro-negro cercado de dúvidas e desconfianças.

 É importante deixar claro que ninguém em sã consciência questiona o talento de Adriano em forma e querendo. O grande mistério é saber se esse Adriano, agora com 30 anos e mais frágil fisicamente - cirurgias no ombro direito e tornozelo esquerdo -, será capaz de reeditar os grandes jogos de sua última passagem pelo clube, quando foi referência do rubro-negro na conquista do hexacampeonato brasileiro em 2009. Confesso que não alimento muitas esperanças em torno do atacante. Claro que há, no inconsciente, aquele sentimento de que ainda dá, de que ainda é possível ver Adriano brilhar nos gramados com a camisa 10 do Mais Querido. Meu ceticismo, porém, fala mais alto, mesmo querendo muito estar errado.

Respeito todos que ficaram eufóricos com o retorno de Adriano ao Flamengo, até porque cada um tem sua própria visão e opinião sobre a contratação do atleta. Para mim, no entanto, um jogador que atuou em 16 partidas e marcou 2 gols desde que deixou o Flamengo, no fim de maio de 2010, não pode ser esperança para a torcida rubro-negra. Vou repetir para deixar marcado: Adriano disputou 16 jogos e marcou 2 gols nos últimos 27 meses (8 jogos e nenhum gol pelo Roma e 8 jogos e 2 gols pelo Corinthians). Com todo respeito ao currículo de Adriano, são números de quase um ex jogador em atividade. Analisando as estatísticas, fica clara a inoperância do jogador nas últimas duas temporadas. Mas por outro lado, é normal e compreensível que o torcedor do Flamengo – me incluo nessa lista – nutra esperanças e tenha um sentimento nostálgico por tudo que o atleta fez em 2009.

Nesse retorno de Adriano ao Flamengo, vejo o clube abrindo as portas e dando uma última oportunidade para um craque de bola, que precisa de ajuda para se reerguer. Isso é muito importante que fique claro: não foi Adriano que deu uma oportunidade ao Flamengo. E sim o contrário. Esse papo de que o clube deve muito ao jogador para mim não cola. Sou muito grato pelos gols que Adriano fez no Flamengo e pelo título Brasileiro de 2009, mas minha memória não é seletiva. O camisa 10 foi muito importante para o clube, sem dúvida, mas também deixou a equipe na mão em inúmeras oportunidades, comprovando que o amor que sempre exibiu pelo Flamengo não foi mais forte que sua vida desregrada e irresponsável.

O Flamengo atual, de Dorival e Zinho, busca finalmente fazer o clube se profissionalizar, ser sério. Depois da saída de Joel Santana, o time vem dando demonstrações de que pode melhorar no Brasileiro 2012 e quem sabe iniciar o próximo ano com cara de grupo campeão. Se Adriano chegar para somar, para ser referência dentro do elenco, para ser um fator motivacional para a garotada, ok. Mas se destoar do resto, se cometer as costumeiras falhas, pode acabar prejudicando um grupo em transição. E é aí que mora o perigo e onde o Flamengo corre riscos.

Por fim, desejo muita sorte ao Adriano. E mais ainda ao Flamengo. O sucesso do primeiro está diretamente ligado ao êxito do segundo. Se Adriano quiser provar mais uma vez que pode ser decisivo, o rubro-negro só tem a ganhar. Minha torcida é para que esse Adriano de 2012 esteja com fome de bola, disposto a abrir mão dos excessos em prol do sucesso nas quatro linhas. Em forma e focado, Didico pode reeditar o Império do Amor de 2010 com Vagner Love e fazer a torcida do Mais Querido voltar a sorrir com mais freqüência. Não acredito, confesso, mas torço e muito por mais um renascimento do Imperador da Gávea. Adriano é muito Flamengo e tenho certeza que adoraria reviver seus dias de glória com a camisa de seu clube do coração. A bola está mais uma vez contigo, Impera. A vida lhe deu mais uma chance para brilhar. Talvez a derradeira. Não desperdice essa oportunidade. Acorda!

Pablo dos Anjos
Twitter: @PabloWSC


 
Copyright (c) 2008-2010 FerramentasBlog.com | Tecnologia do Blogger | Sobre LemosIdeias.com | Não são autorizadas obras derivadas.