Sportwsc: Mano e o projeto rubro-negro

terça-feira, junho 11, 2013

Mano e o projeto rubro-negro



Foto: Associated Press

Sou fã de treinadores comandantes. Gosto daqueles técnicos que impõem seu estilo, que são respeitados pelos atletas. Salvo raríssimas exceções, não consigo vislumbrar um projeto a longo prazo eficaz nas mãos de treineiros amadores, estagiários. O Flamengo sentiu na pele essa infeliz experiência e, se for inteligente, não cometerá o mesmo erro novamente. A vez é de Mano Menezes. Técnico admirado pelos profissionais do meio e respeitado pelos boleiros.

Sempre haverá os que defendem a austeridade financeira, que não se pode pagar demais por um simples técnico de futebol. Por que não continuar com Jaime de Almeida? É barato e mostrou ser capaz, diriam os comentaristas de resultado. Pois penso radicalmente diferente e, respeitosamente, discordo dos que acham desnecessário contar com um técnico de ponta. Mano fará milagres? Evidente que não! Mas um bom trabalho, um bom projeto, um bom time, normalmente passam por um comandante de primeira. E para avaliar a possível contratação de Mano Menezes foco em duas frentes: salário e reforços.


Foto: Andrés Cristaldo / EFE 

É sabido por todos que o Flamengo luta para sair de um caos financeiro por conta de décadas de mau uso do dinheiro rubro-negro. Ainda assim, acho fundamental contar com um treinador diferenciado, ainda que caro. Sinceramente, não acredito nos valores noticiados – algo em torno de 700 mil reais por mês de salário. Mano custará mais aos combalidos cofres do Flamengo que um Jorginho da vida, mas se analisarmos sob a ótica da competência e objetivando um degrau acima, acho que vale o risco de pagar mais. Às vezes, o barato sai caro. Jorginho está aí para não nos deixar mentir. Até onde sei, Mano Menezes embolsava algo em torno de 400 mil reais como técnico da seleção da CBF. Se o Flamengo souber cativar o treinador com um salário fixo similar, mas com bonificações atraentes em caso de conquistas, o negócio pode ser excelente para ambas as partes. E, seguindo a mesma filosofia da atual diretoria, profissional competente custa caro, mas vale a pena. Ou não?

Outro ponto importante a ser debatido é a necessidade de reforços. Considero Mano Menezes um bom treinador, capaz de fazer esse atual time do Flamengo jogar bem mais bola do que vinha jogando sob o comando do ex-treinador-estagiário, mas técnico algum conseguirá fazer o atual Mais Querido brigar por títulos com o material humano disponível. Sem peças de talento, não há Guardiola que dê jeito. O próximo treinador do Flamengo, seja ele Mano Menezes ou Jaime de Almeida, vai precisar sobremaneira de reforços pontuais, e de peso. Afinal de contas, sem ovos não se faz omelete.

Por tudo dito acima, considero Mano Menezes uma excelente escolha para comandar o Flamengo. E vou além: acho que não há nome melhor no mercado para tocar o barco rubro-negro. O ex-treinador da seleção brasileira tem no currículo ótimos trabalhos por Grêmio e Corinthians, e foi fritado da seleção tupiniquim quando começava a dar sinais de melhora em seu desempenho. A verdade é que, na seleção, Mano nunca contou com a simpatia e confiança da CBF, o que acabou dificultando seu trabalho. Enfim, gosto da didática de Mano Menezes e acho que ele combina com esse novo Flamengo que está sendo construído. Aliás, esse novo Flamengo é a cara de Mano Menezes, sério e profissional. Estou otimista e na torcida pelo acerto. E você?

Pablo dos Anjos
Twitter: @PabloWSC


 
Copyright (c) 2008-2010 FerramentasBlog.com | Tecnologia do Blogger | Sobre LemosIdeias.com | Não são autorizadas obras derivadas.