Sportwsc: O silêncio do profissionalismo

terça-feira, dezembro 18, 2012

O silêncio do profissionalismo


A vitória do grupo de executivos nas eleições presidenciais do Flamengo trouxe, além da confiança, um elemento que há anos não dava as caras na Gávea: o silêncio do profissionalismo. Gestão séria e comprometida, a turma comandada por Eduardo Bandeira de Mello parece primar pelo trabalho árduo e profissional, nos bastidores, sem muito alarde, sem especulações. E do jeito que a torcida gosta – ou deveria gostar. Quem vive de chutes na cobertura do Flamengo pode estar com os dias contados, à procura de uma nova forma de alcançar o brilhareco relâmpago, típico de quem não se preocupa com o trabalho sério.

Tive o prazer e o privilégio de entrevistar muitos “cabeças” da nova gestão rubro-negra e vejo que o que foi prometido lá atrás está, de fato, em desenvolvimento, pronto para sair do papel e virar realidade. Duas palavras sempre eram repetidas pelos executivos agora no poder: profissionalismo e credibilidade. Pois traçando um paralelo entre o que foi dito e o que vem sendo feito, me parece que a então chapa azul e agora chapa rubro-negra vai mesmo encher de orgulho quem apoiou o movimento.

Algumas certezas fazem o torcedor rubro-negro imaginar um início de 2013 bem mais otimista, bem mais próximo das tradições do Flamengo. A troca de fornecedor de material esportivo é uma realidade – sai Olympikus e entra Adidas. Além disso, é muito grande – diria iminente – a chance de o clube começar 2013 já com patrocinadores definidos, possibilitando ao clube mirar grandes objetivos. Por fim, a busca por reforços já começou tem tempo e acredito muito em novidades a qualquer momento. Mas como o próprio nome do post diz, o silêncio é a nova tendência desse novo Flamengo, que vai voltar a ser grande e respeitado.

Apesar do otimismo de que o Flamengo vai navegar em mares mais tranquilos, é importante – diria primordial – a torcida ter paciência nessa transição. O clube vem sendo maltratado há anos, décadas. Não será de uma hora para outra que notaremos uma mudança completa. Para voltar a ser o maior do Brasil, o Mais Querido vai precisar se reestruturar, voltar a ser atraente para grandes craques, grandes empresas. Além disso, é importante voltar a estar sempre nas cabeças, sempre brigando na parte de cima da tabela de qualquer campeonato. Normalmente, quem disputa título uma hora acaba beliscando uma taça. Flamengo e torcida precisam disso. Voltar a sentir o gosto do favoritismo, de ser visado pelos adversários, de ser temido.

Para os críticos, segue uma dica. A nova gestão nunca prometeu mágica. Não me recordo de ter ouvido em nenhuma entrevista à TozzaCAM que o desafio de recolocar o Flamengo no caminho das vitórias seria fácil e rápido. Demanda tempo, entrega, empenho. Esperar ver o clube ganhando tudo já em 2013 me parece ingenuidade. Não que não possa acontecer. Futebol é maravilhoso por isso. Mas voltar a ser grande é um processo, uma caminhada que não tenho dúvidas que acontecerá. E acredito que se a nova gestão contar com o apoio da torcida e dos críticos de plantão, já será meio caminho andado.

Por fim, é muito bom ver que a era de amadorismo foi extinta na Gávea. Agora, quem não se enquadrar roda. Quem não respeitar a grandeza da instituição será expurgado do clube, simples assim. Nesse novo Flamengo não há mais espaço para oportunismo, para safadezas. Problemas toda gestão tem e Eduardo Bandeira de Mello com certeza enfrentará vários, mas esse time que assume o Mais Querido não me parece estar para brincadeira. O resgate das tradições rubro-negras está em primeiro lugar para esse time de executivos. Fico na torcida para que tudo dê certo, que quem ama o Flamengo caminhe junto e que a torcida possa, em breve, voltar a ter orgulho de ter nascido rubro-negra. Nosso Flamengo está voltando!

Pablo dos Anjos
Twitter: @PabloWSC


 
Copyright (c) 2008-2010 FerramentasBlog.com | Tecnologia do Blogger | Sobre LemosIdeias.com | Não são autorizadas obras derivadas.