Sportwsc: O melhor ou o pior ano do resto das nossas vidas

quarta-feira, outubro 02, 2013

O melhor ou o pior ano do resto das nossas vidas


por: Patrick - @patrick_1972

Já eram 17 anos sem um título brasileiro quando, após arrancada histórica, o Flamengo conquistava seu 6o caneco. Tudo muito estranho: um dos craques do time voltara ao clube apenas por motivos financeiros, o outro alternava grande futebol com noitadas regadas a álcool e confusões, o grupo mimado havia derrubado o treinador, os reforços preferidos Lima e Corrêa seguiram outros caminhos, chegaram Álvaro e Maldonado que acertaram a zaga e deu no que deu.

O errado que deu certo talvez tenha servido como base para a gestão seguinte que, pra mim, foi a pior da história do clube e que prefiro nem relembrar. Veio a eleição de 2012 e a proposta de um novo modelo de gestão saiu vencedora. Passados 9 meses, me parece que estamos diante dos 2 meses mais importantes da nossa história recente. Que os deuses do futebol ajudem o Flamengo a passar por 2013!

A expressão que pra mim melhor definiria esta nova gestão é “responsabilidade financeira”. Vendo de fora, a sensação é que havia um projeto claro de reestruturação empresarial que envolvia as áreas administrativa, financeira e jurídica. Seguiram a linha “cortar na carne”, decidiram que qualquer dinheiro que entrasse seria utilizado para pagamento de salários e impostos e, concordemos ou não, foram fiéis às suas ideias, mesmo sofrendo críticas de todos os lados.  Conseguiram, por exemplo, as CNDs que são responsáveis pelo patrocínio com a Caixa e que estão permitindo que, através de projetos incentivados, possamos voltar a sonhar com os nossos CTs profissional e da base, além da volta de um esporte olímpico forte conforme a nossa tradição.

Na outra ponta, a geradora de receitas, minha sensação é oposta: não havia projeto definido. Acreditaram, muitas vezes com arrogância, que o clamor pela paixão ao clube seria suficiente para gerar uma receita bem maior do que a que conseguimos até hoje. Daí vem a minha maior frustração: mesmo nunca gostando da postura de uma ou outra figura, estava convicto que com a nova gestão de Marketing viriam ideias brilhantes e inusitadas que nos levariam a um patamar de vanguarda no meio esportivo. Há demanda reprimida, mas não há projeto. Se não há projeto, não há receita, bate o desespero, bilheteria se torna fonte única pra diminuir o prejuízo do ano, o estádio é elitizado, a torcida do Flamengo que sempre se pautou pela diversidade é afastada do estádio e... e isso não é Flamengo.

O futebol é apenas reflexo do que foi dito nos 2 parágrafos anteriores e é mais um que sofre com a falta de projeto. Se o dinheiro que entra está comprometido com o governo e se o “dinheiro novo” entra em escala muito menor do que se imaginava, não há poder de investimento no futebol. Por outro lado, se não há um projeto com estratégia definida para o carro-chefe do clube e se coloca toda a responsabilidade nas mãos de um executivo que nem orçamento próprio tem pra tocar a área, a chance de dar certo é realmente muito pequena. Pontualmente erraram numa contratação aqui, acertaram em outra ali, mas sigo acreditando que o problema é muito mais estrutural do que de pessoas. Com isso, não surpreende estarmos na situação que estamos a 60 dias do fim da temporada.

Mas é futebol, certo? Lembram quando no 1o parágrafo eu dizia do errado que deu certo? Vai que acontece de novo. Vai que mesmo com um interino que ninguém tem a menor ideia se sabe trabalhar dentro de campo o Flamengo consegue algumas vitórias e se livra do rebaixamento. Vai que na força da torcida e do Maracanã nós conseguimos o título da Copa do Brasil e nos classificamos pra Libertadores. Vai que chega um árabe maluco e paga uma fortuna no Hernane que seja suficiente pra que comecemos a montar o time de 2014. Vai que...

A certeza que tenho é que se a aposta arriscada da diretoria nos levar à Série B, este será o pior ano do resto das nossas vidas. Entretanto, se desta vez o errado do futebol der certo e alcançarmos nossos objetivos, estaremos muito melhor preparados como clube pro começo de um arrancada rumo ao topo do futebol sul-americano.

Se tudo der certo, é bom que a diretoria reavalie tudo que foi feito e altere alguns rumos pra sequência do seu mandato. Pra isso, entretanto, é bom que desta vez a bola entre por acaso.

Patrick


 
Copyright (c) 2008-2010 FerramentasBlog.com | Tecnologia do Blogger | Sobre LemosIdeias.com | Não são autorizadas obras derivadas.