Pode até parecer cedo, precoce, apontar o futuro campeão brasileiro de 2012, afinal de contas, faltam ainda 14 rodadas para o fim da competição. Mas ao analisar minuciosamente a tabela de classificação, é fácil perceber que a briga pela taça limita-se apenas a três times.
Fluminense, Atlético/MG e Grêmio me parecem as únicas equipes postulantes ao título brasileiro deste ano. Mesmo no G4 desde o início, não vejo o Vasco com reais chances de brigar pelo 1º lugar. Ainda mais depois de fragilizado por perdas importantes durante o campeonato – Diego Souza, Fagner, Rômulo e Allan foram vendidos.
Se tivesse que apostar minhas economias em um dos candidatos, daria all in no Tricolor carioca, sem pestanejar. Ostentando a melhor campanha da história dos pontos corridos, com 53 pontos em 24 jogos disputados, o Fluminense mostra eficiência em todas as estatísticas da competição e, mesmo sofrendo com uma série de lesões, continua vencendo a maioria dos jogos, se impondo como verdadeiro campeão. Além disso, o time das Laranjeiras tem um fator preponderante em sua fantástica campanha este ano: a sorte. O desempenho do Fluminense é tão impressionante que acabou por ofuscar a campanha do Atlético/MG, que até outro dia, era o “time da moda” do Brasileirão.
Agora vice-líder, o Galo também merece muito respeito e é um dos poucos times capazes de tirar o título do Fluminense ao fim do campeonato. Depois de passar 15 rodadas na liderança e apresentando um futebol vistoso e para frente, o Atlético teve uma queda natural e acabou perdendo o topo da classificação. Ainda assim é, ao lado do Grêmio, forte candidato a dar a volta olímpica em dezembro.
Um pouco atrás de Fluminense e Atlético aparece o Grêmio. Time pouco badalado, mas eficiente e que encontrou um padrão de jogo ao longo da competição, a equipe comandada por Luxemburgo subiu de produção e já faz seus torcedores sonharem com o tricampeonato brasileiro. Ainda assim, o Tricolor gaúcho perde pontos importantes para quem quer ser campeão, diferentemente de Fluminense e Atlético/MG, que têm um percentual de pontuação extraordinário.
Para se ter uma ideia da força do futebol carioca e mineiro neste Brasileirão, já caminhamos para a 25ª rodada da competição e até o presente momento tivemos apenas times do Rio de Janeiro e de Minas Gerais na liderança do torneio. Difícil, portanto, imaginar uma reviravolta a essa altura do campeonato. Não vejo como o título escapar das mãos de um dos três times citados.
Pelo que tenho acompanhado e pela sequência de jogos dos times, acredito que o Fluminense esteja com a faca e o queijo na mão para dar mais uma volta olímpica no Brasileiro. Mas como futebol não é uma ciência exata, convém esperar mais rodadas para confirmarmos esta tendência. O fato é que Rio de Janeiro, Minas Gerais e Rio Grande do Sul são os favoritos absolutos para o pódio deste Brasileiro 2012. Quem for mais regular levará o caneco.
Pablo dos Anjos
Twitter: @PabloWSC